No topo da Serra do Vergão, os aerogeradores do Parque Eólico, fonte de energia renovável e limpa, estão em plena comunhão com a natureza. Já junto ao leito da ribeira da Isna, depois de ter atravessado a aldeia que deu nome à serra, encontrará azenhas ou represas: uma constante ao longo de toda a GR39. A etapa termina na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, uma das primeiras represas a ser construídas na região centro para aproveitamento de água para os férteis campos das redondezas e que acabou reconvertida em equipamento de lazer. Surgiu ao lado de quatro árvores classificadas de interesse público, os choupos centenários cuja folhagem - ou ausência - anunciam as estações.
Escolha roupa leve e confortável, por camadas e adequada ao estado do tempo (chapéu ou boné, impermeável ou roupa respirável). Utilize calçado cómodo e que já esteja habituado ao pé. No caso das rotas pedestres ou de BTT, adapte o percurso pedestre à condição física.
Confirme o estado do tempo e as condições da rota que escolher.
Evite barulhos e atitudes que perturbam a paz e atmosfera do local.
Não deixar lixo ou outros vestígios da passagem. Nas rotas que escolher não deixe mais que pegadas, não tire mais que fotografias.
Siga pelas rotas sinalizadas. Informe sempre alguém do plano da sua rota, especialmente se seguir sozinho.
Não danificar a flora, colher pedras ou plantas. Respeite o gado e observe a fauna à distância.
Respeite propriedades privadas e seja afável com as pessoas locais. Não fazer lume.