A partir do Largo da Devesa, em Proença-a-Nova, vá em direção ao Largo Pedro da Fonseca e visite a Igreja Matriz, o exterior da Capela da Misericórdia (abre apenas ao público a 3 de maio e durante as cerimónias da Páscoa) e aprenda mais sobre o Aristóteles Português. Neste largo está também o edifício antigo dos Paços do Concelho que hoje é a Casa das Associações. No jardim de Nª Srª das Neves, estacione e aprecie a capela dedicada a S. Sebastião, protetor dos jovens rapazes que partiam para a guerra, razão porque também aqui se colocaram os monumentos aos combatentes da primeira grande guerra e aos combatentes do ultramar.
Em S. Pedro do Esteval visite o exterior da Igreja Matriz, o mural de Silvia Mathys e Cavalheiro Cardoso que retrata a história, os usos e costumes da freguesia e durante a época balnear dê um mergulho na piscina pública. Ao chegar ao Padrão observe o exterior da capela, uma das mais antigas do concelho. Vale a pena desviar um pouco da rota e visitar as ruínas de uma das mais antigas capelas do concelho (séc. XV/XVI) no Peral.
Etapa 1: 74km
Etapa 2: 69km
Etapa 3: 70,5km
Sobral Fernando: visite a aldeia a pé. Também aqui existem várias rotas pedestres muito interessantes. Vá ao Café da Associação e prove as iguarias que preparam ao fim de semana. Converse com os locais e ouça as Lendas de encantar.
PR7 Rota dos Estevais.
Melhor altura do ano: Todo o ano. (A primavera e o outono são, contudo, as épocas de excelência do bucolismo da paisagem, onde os campos e as serras competem em tons contrastantes. O tempo também estará mais ameno e aprazível).
Escolha roupa leve e confortável, por camadas e adequada ao estado do tempo (chapéu ou boné, impermeável ou roupa respirável). Utilize calçado cómodo e que já esteja habituado ao pé. No caso das rotas pedestres ou de BTT, adapte o percurso pedestre à condição física.
Confirme o estado do tempo e as condições da rota que escolher.
Evite barulhos e atitudes que perturbam a paz e atmosfera do local.
Não deixar lixo ou outros vestígios da passagem. Nas rotas que escolher não deixe mais que pegadas, não tire mais que fotografias.
Siga pelas rotas sinalizadas. Informe sempre alguém do plano da sua rota, especialmente se seguir sozinho.
Não danificar a flora, colher pedras ou plantas. Respeite o gado e observe a fauna à distância.
Respeite propriedades privadas e seja afável com as pessoas locais. Não fazer lume.