Em Sobral Fernando o rio Ocreza une os povos de dois concelhos. O trajeto até às Rabacinas é panorâmico e interessante. Aqui, devido a um microclima favorável predominam os pomares de citrinos, especialmente limoeiros. No Chão do Galego está disponível um parque de merendas e é o ponto de partida para a Torre de Vigia com uma panorâmica de 360º onde a respiração se suspende perante a grandiosidade do território. Em dias de boa visibilidade para além da Serra da Gardunha consegue ver a Serra da Estrela. Em Montes da Senhora visite a Igreja Matriz e a Oliveira centenária. Na Catraia Cimeira visite o fontanário recuperado. Descubra as aldeias de Carregais e Casalinho inseridas num corredor de vistas muito aprazível. Sugerimos um desvio até ao Forte das Guerras Peninsulares. Aproveite e passe pela Zona Balnear da Cerejeira e visite os moinhos de água recuperados. No Sobrainho dos Gaios o fontanário e a fonte de mergulho são elementos de destaque no património comunitário. No Alvito da Beira (aldeia presépio alcandorada na serra) visite o Cruzeiro, o exterior da capela e descanse na zona balnear. Ao chegar à Fróia contemple a Alminha recém recuperada. Nas Oliveiras demore-se um pouco para visitar a aldeia de xisto e o forno comunitário.
Etapa 1: 74km
Etapa 2: 69km
Etapa 3: 70,5km
Sobreira Formosa, onde sugerimos os espaços museológicos – Espaço Ribeiro Farinha e Museu Isilda Martins.
Prove a gastronomia local nos nossos restaurantes.
Melhor altura do ano: Todo o ano. (A primavera e o outono são, contudo, as épocas de excelência do bucolismo da paisagem, onde os campos e as serras competem em tons contrastantes. O tempo também estará mais ameno e aprazível)
Escolha roupa leve e confortável, por camadas e adequada ao estado do tempo (chapéu ou boné, impermeável ou roupa respirável). Utilize calçado cómodo e que já esteja habituado ao pé. No caso das rotas pedestres ou de BTT, adapte o percurso pedestre à condição física.
Confirme o estado do tempo e as condições da rota que escolher.
Evite barulhos e atitudes que perturbam a paz e atmosfera do local.
Não deixar lixo ou outros vestígios da passagem. Nas rotas que escolher não deixe mais que pegadas, não tire mais que fotografias.
Siga pelas rotas sinalizadas. Informe sempre alguém do plano da sua rota, especialmente se seguir sozinho.
Não danificar a flora, colher pedras ou plantas. Respeite o gado e observe a fauna à distância.
Respeite propriedades privadas e seja afável com as pessoas locais. Não fazer lume.