(Devido ao incêndio de agosto de 2023, que afetou a Serra das Talhadas, esta etapa da GR que percorre parte da Serra das Talhadas encontra-se sem sinalética, em virtude de esta ter ardido na ocorrência)
Calcorreando alguns dos caminhos percorridos pelas tropas francesas aquando da invasão a Portugal, que passou pelo concelho, depressa se vislumbra a Serra das Talhadas e o posto de vigia junto ao miradouro geomorfológico do galego, a 618 metros de altitude. A partir desse ponto de observação, será possível ver a geografia que esteve na origem da estratégia defensiva do reino, assente em fortes e baterias colocados em pontos chave e que estão a ser estudados no Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova. Noutro ponto da Serra, as Portas do Vale Almourão, uma garganta epigénica escavada pelo Rio Ocreza nos últimos milhões de anos, destacam-se na paisagem, bem como os cenários da Escola de Escalada. As paredes estão preparadas para que qualquer um se aventure a subir aos céus, para um ponto mais privilegiado de observação. Mas os grifos, esses vêem-se de qualquer perspetiva, eles querendo aparecer.
Escolha roupa leve e confortável, por camadas e adequada ao estado do tempo (chapéu ou boné, impermeável ou roupa respirável). Utilize calçado cómodo e que já esteja habituado ao pé. No caso das rotas pedestres ou de BTT, adapte o percurso pedestre à condição física.
Confirme o estado do tempo e as condições da rota que escolher.
Evite barulhos e atitudes que perturbam a paz e atmosfera do local.
Não deixar lixo ou outros vestígios da passagem. Nas rotas que escolher não deixe mais que pegadas, não tire mais que fotografias.
Siga pelas rotas sinalizadas. Informe sempre alguém do plano da sua rota, especialmente se seguir sozinho.
Não danificar a flora, colher pedras ou plantas. Respeite o gado e observe a fauna à distância.
Respeite propriedades privadas e seja afável com as pessoas locais. Não fazer lume.