Anta do Cão do Ribeiro, Anta do Vale do Alvito e Cabeço da Anta, esta última a maior até ao momento encontrada no distrito de Castelo Branco: estes são os três monumentos megalíticos que já foram ou estão a ser alvo de intervenção no âmbito do Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova, que pôs a descoberto um património com pelo menos 5.000 anos. As pedras que pesam toneladas foram trazidas de longe, dada a ausência de rochas dessa volumetria nas redondezas, revelando o engenho dos nossos antepassados e intrigando os investigadores quanto à importância destes monumentos que justificasse o transporte dos pesados esteios durante quilómetros. No Centro Ciência Viva da Floresta os mistérios desvendados estão todos relacionados com a floresta e é no espírito do tocar e experimentar para aprender que os visitantes ficam a conhecer melhor esta fonte inesgotável de riqueza que ocupa 80% da área do concelho de Proença-a-Nova, como teve oportunidade de comprovar durante os 135 quilómetros da nossa Grande Rota da Cortiçada
Escolha roupa leve e confortável, por camadas e adequada ao estado do tempo (chapéu ou boné, impermeável ou roupa respirável). Utilize calçado cómodo e que já esteja habituado ao pé. No caso das rotas pedestres ou de BTT, adapte o percurso pedestre à condição física.
Confirme o estado do tempo e as condições da rota que escolher.
Evite barulhos e atitudes que perturbam a paz e atmosfera do local.
Não deixar lixo ou outros vestígios da passagem. Nas rotas que escolher não deixe mais que pegadas, não tire mais que fotografias.
Siga pelas rotas sinalizadas. Informe sempre alguém do plano da sua rota, especialmente se seguir sozinho.
Não danificar a flora, colher pedras ou plantas. Respeite o gado e observe a fauna à distância.
Respeite propriedades privadas e seja afável com as pessoas locais. Não fazer lume.