Acompanhando o traçado da Ribeira da Isna, com os seus meandros e depósitos aluvionares resultantes da força da água que corre cristalina e fresca, cada passo é feito em contacto pleno com a natureza, podendo ser avistados milhafres, águias, cegonhas pretas, martim-pescador, lontras, entre outras espécies. O percurso faz-se por trilhos ripícolas, por levadas e pelos muros de xisto a cutelo (bem conservadas) que marginam a ribeira, permitindo desfrutar de uma paisagem agradável entre a galeria ripícola do vale encaixado e o verde das encostas íngremes. Calçado apropriado e o bastão de caminheiro são imprescindíveis.
Calçado apropriado e o bastão de caminheiro
Escolha roupa leve e confortável, por camadas e adequada ao estado do tempo (chapéu ou boné, impermeável ou roupa respirável). Utilize calçado cómodo e que já esteja habituado ao pé. No caso das rotas pedestres ou de BTT, adapte o percurso pedestre à condição física.
Confirme o estado do tempo e as condições da rota que escolher.
Evite barulhos e atitudes que perturbam a paz e atmosfera do local.
Não deixar lixo ou outros vestígios da passagem. Nas rotas que escolher não deixe mais que pegadas, não tire mais que fotografias.
Siga pelas rotas sinalizadas. Informe sempre alguém do plano da sua rota, especialmente se seguir sozinho.
Não danificar a flora, colher pedras ou plantas. Respeite o gado e observe a fauna à distância.
Respeite propriedades privadas e seja afável com as pessoas locais. Não fazer lume.


.jpg?jkALYO-p-d7-ITzGsuOm9XAvFRSsv7NFo6E7PMGN7FlULmASHVnA9138wPuui2tt)
.jpg?jkALYO-p-d7-ITzGsuOm9XAvFRSsv7NFo6E7PMGN7FlULmASHVnA9138wPuui2tt)